sexta-feira, 14 de outubro de 2011

TRÊS QUESTÕES BÍBLICOS CATEQUÉTICAS - por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

TRÊS QUESTÕES BÍBLICOS CATEQUÉTICAS.
por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM
e-mail: freiseverinofs@gmail.


1) PRIMEIRA QUESTÃO.


E´ verdade que os cães, os coxos e os impudicos não herdarão o Reino de Deus. ?
Resposta de Frei Severino:
Por volta do ano cem da era cristã, isto é, um pouco mais de dois mil anos atrás, São João, fugiu da ilha de Patmos onde estava prisioneiro por causa da Palavra de Deus, (Ap. 1, 1); e escreveu uma carta para os cristãos do mundo inteiro, inspirado em Deus, por isto sua carta é Palavra de Deus, de forma enigmática, por isto mesmo é chamada de Apocalipse, isto é: enigma, e é o último livro inspirado da Bíblia Sagrada, e ali, no capítulo 22, versículo 15, São João diz que ficarão de fora do Reino de Deus os cães, os Feiticeiros, os que se prostituem, os assassinos, os idólatras, e os mentirosos.
Na cultura da palestina naquela época, era comum chamar os Judeus de cães, porque eles não aceitaram Jesus Cristo como Messias e Salvador; são estes, que estão fora do Reino de Deus, assim também todos aqueles que praticam o mal, incluindo os Feiticeiros, os assassinos, os idólatras e os mentirosos.
Os Feiticeiros que consultam os espíritos são impuros. (Lv. 19, 31).
Qualquer pessoa nascida do primeiro parto é considerado impuro por isto necessita ser consagrado a Deus para se tornar puro. (Nm. 18, 15).
No Antigo Testamento existia a lei do puro e do impuro, ( Lv. 11, 8; Lv. 15, 1 – 33; Dt. 14, 7 – 10; Ez. 44, 25, Lv. 20, 25)
Deus quer salvar tanto os puros como os impuros. (Gn. 7, 8 – 9); e oferece um rito de purificação, (Ez. 44, 26 – 27)
Para as pessoas que procuram viver a Palavra de Deus, tudo é puro, mesmo que tenha contato com o sub-mundo da sociedade, nada pode lhe tornar impuro porque vivem na justiça e na retidão, ( Tt. 1, 15).
Deus julgará os impuros. (Hb. 13, 4).
Ainda hoje, em pleno século XXI a sociedade continua depravada como no tempo de Isaias, e, mesmo assim Deus continua a chamar dentre estes homens, homens e mulheres para se consagrar à Ele e ser seu Profeta. (Is. 6, 5).
Jesus veio para curar os Espírito impuros ( Lc. 4, 36; Lc. 6, 18 ), também através dos seus representantes aqui na terra, ( At. 5, 16; At. 8, 7 ), porque Jesus lhes deu o poder para isto, ( Mc. 6, 7 );
Os Espíritos impuros conhecem a Jesus. ( Mc. 3, 11 ).
Nós católicos não temos uma admiração exagerada pelos Santos, se o tivesse seria idolatria. Nós católicos, só adoramos a Deus, (Mt. 4, 10; Dt. 6, 13). Aos Santos nós o veneramos,. Nós temos uma grande reverencia pelos Santos porque eles viveram a Palavra de Deus, e Deus mesmo convida a toda a humanidade para ser Santo. (Lv. 11, 44 – 45; Lv. 19, 2; Pd. 1, 16; Sb. 10, 15; Eclo. 45, 6;); como os Sacerdotes o são (Lv. 21, 8), e todo aquele que convida seus semelhantes para ouvir e praticar a Palavra de Deus é Santo. (At. 10, 22). Porque o próprio Deus é Santo. (Ez. 39, 7 – 8; Is. 41, 14 – 16; Is. 43, 3; Is. 6, 3; Ap. 4, 8).


No Antigo Testamento qualquer pessoa que tivesse o físico deformado, não poderia se aproximar do Sacerdote, (Lv. 21, 18 – 20;), nem podia entrar na Igreja, (2 Sam. 5, 8); mas também no Antigo Testamento tinha pessoas misericordiosas que ajudavam os cegos e os coxos, (Jó. 29, 15); e o Profeta Isaias profetizou que também o cego e coxo bendirão a Deus, (Is. 35, 6), e Jesus diz que todo aquele que ao vivenciar a Palavra de Deus, por causa das circunstâncias adversas, tiver um defeito físico, poderá entrar no Reino de Deus, (Mt. 18, 8; Mc. 9, 45 – 47;).

2) SEGUNDA QUESTÃO:

Qual a diferença entre o bezerro de ouro e a serpente de bronze.?



Em Nm. 21, 4 – 9; narra o fato do povo de Deus ter resmungado contra Deus porque estava no deserto tendo apenas o necessário para a vida, mas com precariedade como os pobres vivem hoje, e Deus não se agradou dos resmungos e críticas que o povo lhe fazia, então enviou serpentes que picavam o povo e o povo ficava doente. Então o próprio Deus autorizou a Moisés fazer uma serpente de bronze, colocá-la no poste e quem fosse mordido pela serpente e olhasse para a serpente de bronze ficaria curado; como de fato aconteceu, Moisés obedecendo a Deus, fez uma serpente de bronze e todo aquele que era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze ficava curado.
A serpente na antiguidade era o símbolo da divindade que cura. Trata-se de um culto estranho que se introduziu até no templo de Jerusalém, e que só foi abolido no tempo do rei Ezequias, entre os anos 727 a 628 AC, para afastar a impressão de magia, e reafirmar que, a cura não provinha da serpente, mas da misericórdia de Deus, (Cfr. Sb. 16, 5 – 7).
Jesus alude à serpente levantada por Moisés ao falar de sua crucifixão, da qual provém a salvação para todo aquele que nele crê, (Jo, 3, 14 – 15).
Jesus Cristo porém, salva o homem inteiro, não apenas o corpo, mas sim, o corpo e alma.


Já o bezerro de ouro é o rompimento do povo na sua relação com Deus; pois na Aliança que Deus tinha feito com Abrão, e o tinha feito pai de uma multidão de nações; (Gen. 17, 1 – 2;) Abrão se tornou Abraão porque quando tinha noventa e nove anos de idade se comprometeu a ser perfeito e a andar na presença de Deus; e porque assim o fez; e incentivou aos povos a assim também a andar diante de Deus e viver os seus mandamentos, circuncidando-os. (Gn. 17, 3 – 27; At. 7, 8; Rm. 4, 11); mas o povo torna-se infiel a Deus, pecando contra o mandamento de representar Deus com imagem visível. (Ex. 20, 4). O touro, sobretudo em Canaã e na Síria, servia para representar a divindade, ou melhor, era o pedestal de baal, o deus da tempestade e da fertilidade; assim como a Arca era o pedestal de Javé, o Deus de Israel. (Cfr. 1 Cr. 1, 1; 1 Sm. 6, 1 – 3; 2 Sm. 6, 2 – 4;).
O gesto de Arão (Ex. 32, 1 – 5) facilmente poderia levar a confundir o “pedestal” com a própria divindade e com os cultos cananeus, por isto Deus, através de Moisés interveio e restabeleceu a Aliança renovando o relacionamento com Deus, eliminando aqueles que tinham aderido a outros deuses (Ex. 32. 26 – 35).

3) TERCEIRA QUESTÃO:

Qual a diferença entre ADORAÇÃO, VENERAÇÃO e SANTIDADE.?


ADORANDO A DEUS NO ALTO CÉU.

ADORAÇÃO

Adoração é o profundo reconhecimento de que Deus é o ser superior, por isto se prostra e O adora. (Ez. 1, 28; Dn. 8, 17; Ap. 1, 16 –17; Ex. 34. 5 – 8; Nm. 22, 31; Ap. 4, 9 – 11; Ap. 7, 11;); e ainda hoje, em pleno século XXI, adorar a Deus significa também prestar-lhe culto e oração: (Gn. 22, 5; 1 Sm. 1, 3; 2 Rs. 17, 36; At. 8, 27; At. 24, 11.)
No AT a única adoração válida é a Deus. (Ex. 20, 3; Ex. 20, 5; Dt. 5, 9); no NT o Pai procura quem O adore em espírito e em verdade
(Jo. 4, 20 – 24;).



Também Jesus glorificado deve ser adorado, (Flp. 2, 10 – 11; Db. 1, 6; Dt. 32, 43; Ap. 5, 14; Mt. 28, 9;); porque os Profetas já tinham anunciado que Jesus Cristo é o Messias da Paz e do Bem, (Is. 9, 6; Is. 11, 1 – 10; Is. 16, 5; Is. 32, 1; Jr. 23, 5; Jr. 33, 15 – 16;); quando Jesus nasceu foi adorado, (Mt. 2, 11); quando andava na Galléia e na Judeia foi adorado, ( Mt. 8, 2; Mc. 5, 6; Jo. 9, 38;); e foi reconhecido como Filho do Altíssimo Deus. (Lc. 1, 31 – 32; Lc. 4, 34; Lc. 6, 35; e ele mesmo tinha consciência de que ele é o Filho do Altíssimo. (Mt. 26, 63 – 64; Jo. 2, 16; Lc. 2, 49).



Por isto adoramos a Deus e adoramos também a Jesus, conforme as Escrituras.

VENERAÇÃO E SANTIDADE.


AOS SANTOS E À MÃE DE DEUS NÓS VENERAMOS.

Veneração significa respeito, admiração e consideração por uma pessoa que viveu na terra uma vida honesta, temente a Deus, e sobretudo viveu a Palavra de Deus, por isto a Igreja Católica o considera SANTO, e SANTA; pois aos Santos e Santas nós os veneramos; e foi o próprio Deus que nos deu a ordem para sermos SANTOS. (Cfr. Lv. 19, 2; Lv. 11, 44 – 45; Lv. 21, 8); e realmente muitos vivem santamente a santidade querida por Deus. ( 1 Pc. 1, 16; Dn. 8, 13; Dn. 13, 45; Sb. 10, 15; Sb. 17, 2; Eclo. 45, 6; Ap. 22, 11; Is. 62, 12; 2 Rs. 4, 9; 2 Mc. 12, 45; Dt. 26, 19; Mc. 6, 20); por isto nós os veneramos.

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