domingo, 18 de dezembro de 2011

A FAMÍLIA TERRENA DE JESUS.


ESTUDO DA GENEALOGIA DE JESUS - Mt. 1, 1 – 17
por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM


GENEALOGIA é o estudo da origem da família de Jesus.
Jesus, de origem divina, também teve uma família humana aqui na Terra.
Neste estudo vemos que existe três grupos de catorze gerações.
Os Judeus têm na numerologia a plenitude das coisas.
O número 3, o número 7 e o número 12 são números completos.
Duas vezes 7 são 14, isto quer dizer que realmente a genealogia de Jesus é certa.
A genealogia de Jesus sendo três vezes 14 gerações, a mentalidade judaica quis dizer que o nascimento de Jesus foi na plenitude dos tempos (gl. 4, 4); pois o número 3 é completo; e o número 7 também é completo. Duas vezes 7 é completíssimo; e três vezes 14 realmente é a plenitude dos tempos, Jesus, o Messias não podia nascer senão naquela época, pois chegara o momento dele nascer.
Seis é um número incompleto, e sete, como já disse, é um número completo: três vezes catorze também é seis vezes sete, e significa que na humanidade que sempre é incompleta porque está no meio das falhas e do pecado, no meio desta humanidade Jesus, nasceu, que é a plenitude do ser, um homem completo e pleno.
No Recife existe o Movimento Católico da Hora da Graça. A Hora da graça é a hora em que, por intermédio de alguém você se engaja mais na Igreja. A sua participação neste Estudo Bíblico é a plenitude dos tempos; é a hora da graça de Deus que chegou para você conhecer um pouco mais da Palavra de Deus.
A genealogia de Jesus em Mateus começa a origem terrena de Jesus em Abraão, mas na realidade a origem divina de Jesus começa em Deus (Lc. 3, 38).
Jesus sendo de condição divina (Cfr. Fil. 2, 6 a; Cl. 1, 15 – 20; Hb. 1, 1 – 4; Jo. 1 , 1- 4; Jo. 5, 18; Jo. 10, 33 – 34; Mc. 14, 61 – 62 ); não se apegou a sua igualdade com Deus (Fl. 2, 6 b), mas se fez um conosco na sua condição de homem, (Fl. 2, 7 – 8), e não se envergonhou ter em sua genealogia uma mulher Cananéia chamada Tamar que foi esposa de Her, e Judá, (Cfr. 2 Sm. 13, 1 – 36; Gn. 38, 1 – 29), foi violentada sexualmente pelo próprio irmão Amon (2 sm. 13, 11 – 14),
A LEI DO LEVIRÁTICO: A lei do Levirático no Antigo Testamento é a lei pelo qual quando o marido morre, o irmão do marido, isto é, o cunhado, se casa com a viúva para que o falecido irmão tenha descendência, pois o filho da viúva com o irmão do seu irmão, isto é o cunhado, é considerado filho do falecido.
Her se casou com Tamar (Gn. 38, 6), mas antes que Tamar ficasse grávida Her morreu, (Gn. 38, 7), pela lei do levirato seu irmão Onã devia se casar com Tamar, mas Onã não obedeceu à lei da geração (Gn. 38, 8 – 9)
Na Genealogia de Jesus também existe a Prostituta Raab, que escondeu os espiões de Josué em sua casa, (Js. 2, 1 – 14), por isto quando Josué conquistou a terra de Canaã onde Raab residia, ela e sua família não foi exterminada. (Js. 6, 17; Js. 6, 22 – 25).
Rute, a moabita, foi viver no país de Judá e se converteu a Deus. (Rt. 1, 14 – 22; Rt. 2, 1 – 23; Rt. 4, 1 – 18). O rei Davi que teve relações sexuais com a mulher de Urias, o hitita, (2 Sm. 11, 3 – 11; 2 Sm. 12, 9 – 19).
A genealogia de Jesus já é o anúncio de que o Evangelho de Jesus é destinado à todos os povos da terra, como Jesus, quando ficou adulto afirmou: (Cfr. Mt. 28, 18 – 20; Mc. 16, 15 – 16; Cl. 1, 23).
Convém notar um simbolismo numérico: as gerações de Abraão a Jesus são três vezes catorze, isto é seis vezes sete. Seis é o número da imperfeição e sete é o número da perfeição. Só com Jesus, o primogênito de uma numerosa fileira de irmãos (Rm. 8, 29), pois em Jesus todos os homens são irmãos de Jesus e todas as mulheres são irmãs de Jesus, a história da humanidade conhece a perfeição, com o nascimento de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário