segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

PORQUE A IGREJA CATÓLICA APROVA E USA IMAGENS;?



Porque a Igreja Católica aprova, usa e até incentiva as imagens?
Frei Mauro Strabeli


Na Bíblia tem passagens onde Deus proíbe as imagens e tem passagens onde Deus manda fazer imagens.
Algumas seitas religiosas de origem protestante, tem o costume de dizer que os católicos adoram imagens, e querem tais seitas convencer o mundo inteiro de que isso é a mais pura verdade!
Evidentemente, essa afirmação não tem seriedade nenhuma e sequer merece consideração, pois é absurda não suporta a menor das analises histórico-teólogicas. Esse tipo de “problema bíblico” não é levantado, porem, pelas grandes confissões religiosas protestantes.
Passagens onde Deus proíbe: Ex 20,4-5; Dt 5,8-10; Lv 19,4; Nm 33,51-52
Passagens onde Deus manda fazer: Ex 25,17-32; 1Rs 6,13-19; Nm 21, 4-9, 1Rs 8,3-7.
Ø Os judeus usavam imagens como sinais da Presença de Deus e por elas Deus lhes falava (Ex 25,17-32).
Ø As paredes ao redor do templo, interna e externamente, foram esculpidas com figuras representando querubins (1Rs 6,29).
Ø No Santo dos Santos colocaram-se dois querubins de oliveira selvagens com dez côvados de altura (1Rs 6,23).
Ø Os querubins terão asas abertas para cima cobrindo com elas o propiciatório... Ali Eu me encontrarei contigo... (Ex 25, 18-20-22).
Que Deus falasse pelos querubins era coisa aceita pelo povo de Israel que até havia um ditado popular que dizia: “Deus está sentado entre os querubins”. (1 Sm 4,4; 2Sm 6,2; Sl 98,1 etc). E tais querubins, tais imagens e pinturas foram feitas por ordem de Javé, como se viu.
Pelos textos bíblicos pode-se dizer que Deus tanto proíbe fazer imagens como manda fazer imagens...
A intenção da bíblia, porem, não é a de falar de imagens e sim do significado da imagem.
Os judeus no tempo da instalação na terra de Canaã (cf. Juízes e de Samuel), tinham dificuldade para distinguir entre o significado religioso e o artístico de uma imagem, pois convivia com povos idolatras.
A Igreja Católica não estabelece o culto aos santos acima do culto a Deus (chamado culto da latria, isto é adoração). Somente Deus deve ser adorado.
O culto aos santos é ato publico de Veneração. É memória ou recordação. Santo ou Santa, é cristão, cristã, que souberam viver o seu batismo e deram testemunho de Jesus Cristo e do Evangelho no mundo. Alguns deles foram até grandes pecadores, mas se converteram radicalmente a Deus e ao próximo. Por isso, são modelos de santidade, modelos de vida.
Todo aquele que vive integralmente sua fé é digno de imitação, é modelo. São Pulo diz na primeira carta aos Tessalonicenses: “No mais irmãos, aprendestes de nós como vos deveis comportar para agradar a Deus...” (1 Ts 4,1). Paulo se apresenta ainda como modelo pessoal a ser imitado: “Portanto, eu vos suplico: sede meus imitadores” (1Cor 4,16); “Sede meus imitadores como eu sou de Cristo (1Cor 11,1); “Irmãos, sede meus imitadores” (Fl 3,17).
Assim sendo, a imagem do Santo ou Santa é apenas sinal. Lembra a pessoa que serviu a Deus e aos irmãos. E nós vivemos num mundo de sinais, de símbolos; tudo é simbólico ou sinal.
O problema quanto à relação com as imagens está na intenção de quem faz a imagem, se a imagem é feita para tomar o lugar de Deus é condenada não conduz a nada e não cura ninguém, é pecado idolatria, confira (2 Sm 7,3-4). Quando a imagem é sinal de Deus, ela conduz a Ele e em alguns casos cura através da imagem (cf. Nm 21,4-6).
Fonte: Bíblia: Perguntas que o povo faz, Frei Mauro Strabeli, Paulos, 1990)

2 comentários:

  1. os santos no mundo católico não são usados como sinal de Deus (nem sei se existe algo que o homem construiu e que recebeu a benção de Deus como sendo um sinal Seu) mas sim adorados e bem venerados! Já vi inúmeras vezes! Prá adorar Deus não precisa antes adorar nenhuma imagem, é só praticares o bem, ter um coração justo, saber lidar com o estresse do dia-a-dia e não descarregar raivas aos outros é só. Qual imagem qual quê?

    Temos provas e que estão bem descritas na Bíblia, não são imagens que Deus pediu prá construir mas sim templo e altar, e foram construções abençoadas por Ele porque foi Ele mesmo que pediu prá o fazer, agora quem me garante que aqueles santos que andam por ai no mundo inteiro foi Deus que pediu e abençôo? Não, prefiro continuar a praticar o bem, agir com justiça, um coração humilde, sem querer problemas com os outros como muitas pessoas fazem, ser saudável físicamente e mentalmente do que estar andar de igreja a igreja e adorar estas imagens e se fazer passar de boa pessoa quando na verdade é uma grande hipócrata!

    ResponderExcluir
  2. reverendo, permita-me questionar sua visão.
    as imagens esculpidas na tampa do propiciatório e nas paredes, foram feitas sim com ordem de Deus. mas em momento algum ele nos mandou adora-las ou muito menos cultua-las. eram meros enfeites, ornamentações. será que o reverendo está chamando os santos de sua igreja de meros enfeites?

    ResponderExcluir