sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O QUE SE PODE FAZER NO SÉTIMO DIA.?



O QUE SE PODE FAZER NO SÉTIMO DIA.?
Por Frei Severino Fernandes de Sousa, OFM

Neste evangelho (Mc. 2, 23-28) encontramos a Questão do sétimo dia. Reflitamos sobre isto.
Por que os Fariseus reclamaram com Jesus.?. Será que foi porque os Apóstolos de Jesus estavam comendo milho em dia de sábado, que era considerado como o sétimo dia da semana.?. Ou foi porque os Apóstolos de Jesus estavam colhendo milho em dia de sábado.?. No Antigo Testamento, o que realmente podia-se fazer no sétimo dia, que era o sábado.?
No sétimo dia da semana, que no Antigo Testamento era o sábado, não se podia trabalhar e nada podia ser feito, (Ex. 16, 23; Ex. 20, 8-10)), por isto na sexta feira trabalhava-se em dobro (Ex. 16, 22). Quem desobedecesse e trabalhasse no sétimo dia,isto é, no sábado, deveria morrer, (Ex. 31, 14).
O sétimo dia é um dia de alegria, porque lembra a libertação do povo de Deus quando vivia escravo no Egito, trabalhando os setes dias da semana, sem descanso, (Dt. 5, 15), e que Deus com sua mão poderosa os libertou.
Portanto os Fariseus não estavam reclamando com Jesus porque os Apóstolos estavam comento em dia de sábado, que, como já disse, era o sétimo dia. Os Fariseus reclamavam porque os Apóstolos estavam arrancando o milho do milharal, pois este ato caracteriza trabalho, e no sétimo dia era proibido trabalhar, e os animais também devem repousar no sétimo dia. (Ex. 23, 12)
E por que, faz mais de vinte séculos que o sétimo dia é o domingo.?. A resposta é fácil e lógica: por que Jesus ressuscitou em um domingo, (Mt. 28, 1-8; Mc. 16, 1-8; Lc. 24, 1-11).
O sétimo dia da semana deve ser observado, de geração em geração, pois é um sinal perpétuo entre Deus e o seu povo (Ex. 31, 15-16), pois Deus fez o mundo em seis dias e no sétimo dia repousou, (Ex. 31, 17;) e porque o sétimo dia é um dia santificado por Deus (Gn. 2, 1-3)
Mas Jesus concorda que no sétimo dia da semana possa ser feito o mínimo necessário para preservar a vida, (Mc. 2, 27).
Embora o sétimo dia seja santificado, e os sacerdotes trabalhem neste dia, celebrando atos litúrgicos, não pecam, porque foi o próprio Deus que permitiu que eles realizassem este trabalho (Lv. 28, 9) da pregação da Palavra e da celebração litúrgica.
Jesus é maior do que o templo (Mt. 12, 6) e Senhor do sábado, (Mt. 12, 8), por isto Jesus fez curas e milagres no sétimo dia da semana, (Lc. 13, 10-17; Lc. 14, 1-6; Jo. 5, 1-18; Jo. 9, 1-41).
Deus, através de Moisés determinou que todo homem (Gn. 17, 10) seja circuncidado, e que os Fariseus transgrediam o sétimo dia circuncidando o homem em dia de sábado, (Jo. 7, 22); ora, se os Fariseus transgrediam o sétimo dia circuncidando o homem em dia de sábado, ato que poderia ser feito em um outro dia da semana, então os Fariseus não poderiam reclamar com Jesus por que promove a vida em dia de sábado, que era o sétimo dia, e muito menos procurar matar Jesus (Jo. 7, 20-24).
Muito mais grave fez Davi com seus companheiros que comeram do pão consagrado que só era permitido aos Sacerdotes (1 Sm. 21, 2-7).
O pão sagrado deve ficar na Igreja por toda a eternidade, sendo substituído quando for consumido. (Ex. 25, 30).

ORAÇÃO


Senhor Jesus, dai-nos a coragem de trabalhar sempre, e ilumina aos nossos governantes para que ofereçam trabalho à todos os desempregados, para que todos possam viver condignamente e feliz; observando sempre o sétimo dia da semana, no repouso físico, na alegria de ser libertado da mais valia, e de tudo aquilo que nos escraviza; para que possamos a cada dia, e com mais intensidade, no sétimo dia, Te louvar e Te agradecer por tudo que somos e temos. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário